Slide background

Monitorização ambulatorial de pressão arterial - 24 horas (MAPA)

O que é

A MAPA é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial.
A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório.
Aproximadamente 30 % das pessoas tem sua pressão elevada durante sua medidas realizadas no consultório médico, fato que pode gerar erros de diagnóstico e no tratamento.

Principais indicações:
- Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco
- Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos
- Pressão arterial em níveis limítrofes
- Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco

Como é realizado o exame?
É colocado no seu braço não dominante a uma braçadeira para medir pressão, igual aos de aparelhos comuns, ligadas à um compressor que fica preso em sua cintura. Habitualmente pode ser completamente escondido pela roupa.

O que informa:
Realiza em torno de 80 leituras de pressão no período de 24 horas. Permite avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e na noite.

Preparatório de exame: Paciente deve ir de banho tomado, pois vai ficar 24hrs sem tomar banho. Ir com camisa de manga curta e não apertada. Mulheres não podem ir de vestido no dia da instalação. Levar um cinto no dia.

Em breve disponivel