Slide background

Exames Mamografia Digital

mamo

Um dos exames, provavelmente o mais importante e o mais capaz de detectar o câncer de mama ainda no estágio inicial é a mamografia. É um exame de raio-x feito no mamógrafo, onde a mama é comprimida por duas placas de acrílico para ser melhor observada. Pode ser convencional ou digital, a diferença entre elas está na forma em que a imagem da mama é captada.

Mesmo que seja considerada incomoda e desconfortável por algumas mulheres, a mamografia é extremamente necessária, porque pode detectar lesões benignas e cânceres em seu estágio inicial, até mesmo quando não conseguem ser percebidos pela paciente no autoexame e pelo médico nas consultas de rotina.

Nesse estágio, as chances de cura são muito grandes, o que torna o exame ainda mais importante. É recomendado, que mulheres acima de 40 anos, realizem a mamografia anualmente, aliada à consultas com o ginecologista.

Quando há casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau, os riscos são maiores de se desenvolver a doença. Recomenda-se que as essas pacientes iniciem os exames de mamografia, cerca de 10 anos antes da idade que seus familiares descobriram seus cânceres.

Em alguns casos, somente esse exame não é suficiente e precisa ser combinado com a ultrassonografia para um diagnóstico mais assertivo. A mamografia também pode ser indicada em avaliações de queixas clínicas ou de alterações em outros exames de imagem.

clique aqui para mais informações