1 minute reading time (179 words)

Cerúmen

Labirintite1

O cerúmen ou cera, existe naturalmente na parte mais externa do nosso conduto auditivo, e não é por acaso. Ela está ali na entrada das orelhas justamente para nos proteger de infecções, entrada de insetos, para repelir a água e hidratar a pele das orelhas. Portanto, ela nãoé sujeira! Nos ajuda, e muito, porém, em algumas pessoas há um aumento exagerado na produção desta cera, e como tudo na vida, nada em excesso é bom... quando isso ocorre, ela pode formar a chamada rolha de cera, podendo provocar diminuição da audição, coceira, zumbido, e até tonturas e mal-estar. 

Em casos mais crônicos, pode até mesmo irritar a pele do ouvido, favorecendo infecções. E quanto as hastes flexíveis com
algodão, doutora? Ah! Estes podem ajudar na formação da rolha de cera, iniciando os sintomas desconfortáveis mesmo em quem não tem muita cera. Está em dúvida se tem ou não rolha de cera? Faça uma consulta com um médico Otorrinolaringologista. Hoje em dia há formas seguras, rápidas e eficientes de remover o cerúmen.


Dra Yara Amaral Mannes,
Otorrinolaringologista,
CRM SC 15.572, RQE
14.280.

Otorrinolaringologia

Posts Relacionados